sábado, 16 de janeiro de 2010

Avatar

Parecia que seria um filme fracassado, pois é, parecia ser um filme fracassado. James Cameron (Titanic) o famoso diretor de Titanic & Exterminador do Futuro, trás no final de Dezembro sua mas nova obra prima " Avatar ", Que teria um formato digital totalmente novo, gravado em 3D com tecnologia IMAX, Avatar parecia ser mas um filme rico em Efeitos Visuais.

O filme conta a história de Jake Sully (Sam Worthington) um ex-fuzileiro naval confinado em suas cadeiras de rodas, indo a um mundo totalmente desconhecido conhecido como " Pandora ", com a missão de substituir seu irmão gêmeo em um processo novo que se designava " Avatar ". É importante citar alguns fatos já das primeiras cenas do longa, quando Jake é recentemente acordado depois de anos dormindo, e indo a pandora. Nota-se a intensidade do seu personagem e a importância do mesmo para o filme.

Em pandora , grupos militares estão a procura de certos minerais ricos, para fazer a vida de rico empresários mas luxuosa e concerteza melhor financeiramente, logo a chegar em Pandora, Jake nota o mundo tão estranho que é ali. Apresentado a doutora Grace Augustine (Sigourney Weaver), Jake conhece o projeto "Avatar".

A cena de Jake em contato com seu avatar, correndo naquela flora, sem acreditar que poderia correr, é belissíma, logo de primeira você nota os efeitos visuais do filme de maneira tão perfeita, que você acredita mesmo que aquilo ali não tem nada de computadorizado, os detalhes são perfeitos, e pouco são os erros que tem neles.

Avatar não é só uma história para criança, de " monstrinhos " azuis e bichinhos bonitinhos, Avatar aborda um tema tão atual que nem parece que seu roteiro começou a ser preparado a 15 anos átras, James cameron parece trazer pra gente uma história atual e de poder incrível, ligada ao meio ambiente, e da maneira brutalmente como ele é explorado por humanos, e a forma de um humano pensar que algo tão inquieto tão inocente, não poderia trazer problemas para si, é algo tão lindo que você realmente sente o poder que uma natureza tem. As árvores, o cenário, a flora, tudo é perfeito, mas algo tão perfeito em visual, poderia ser tão melhor em roteiro, e James Cameron traz pra gente seu roteiro, que tem tudo pra ser um dos melhores da década. Todo poder ganancioso e arrogante de humanos, é visto na pele do vilão Coronel Miles Quaritch (Stephen Lang), sua interpretação é tão perfeita, que você sente toda sua raiva e ganância, em querer fazer mal aos habitantes de pandora.

Os humanoides que viviam ali, tem uma cultura rica, e são cultos ao extremo, é um ponto a ser analizado de você se levantar e bater as mãos em homenagem ao James Cameron, por ele ter uma mente tão brilhante em escrever tudo isso, algo tão novo, algo tão LINDO. Ele trás pra gente uma personagem interpretada pela Zoë Zaldaña, que é a mistura do doce com a coragem, do coração bom, com a força de uma líder. Temos mas uma bela interpretação de personagem no elenco, o personagem da Zoë. E concerteza mas um filme belo, digno de ser aplaudido.

Vejamos que avatar será rico em bilheterias, vejamos que avatar com certeza será um dos melhores filmes da época, e com certeza obrigado Cameron por passar 13 anos sem fazer um filme, e trazer esse épico maravilhoso. Avatar é um filme de aparência inocente, mas brutalmente forte, um filme para todas idades, seja criança a adulto, filme para quem tem realmente consciência do que se passa no mundo, filme que você caro telespectador jamais pode deixar de assistir. Recomendo em 3D, mas se seu estado não tiver um cinema em 3D, assista em 2D mesmo, mas não deixe de assistir.

Victor Mariano

5 Estrelas de 5

Um comentário:

  1. Filme absolutamente espetacular. Quando terminou a sessão no cine, eu não queria mais me levantar da poltrona. Estava diante de um espetáculo. Uma verdadeira obra de arte!!

    Obrigado por isso Cameron!!

    ResponderExcluir